DESIGN E A VISUALIZAÇÃO DE DADOS
A visualização de dados está intrinsecamente relacionada ao design, uma vez que é necessária a junção entre análise de dados estatísticos e um estilo visual de apresentação para favorecer a pesquisa e transmiti-la ao público.
É necessário, portanto, uma plataforma de visualização de dados acessível e prática, cujas informações são facilmente extraídas/compreendidas para que o usuário consiga analisar e refletir a respeito do que ele enxerga/interage. Como o ser humano reage facilmente a estímulos visuais e sonoros, deve-se prestar atenção quanto a representação dos elementos na plataforma, pois o excesso pode causar confusão na interpretação do material apresentado. Há inúmeras opções de exposição que podem abranger diferentes sentidos (visão, audição, tato e olfato), como gráficos, tabelas, infográficos, diagramas, painéis, mapas, matriz, cartogramas, linha do tempo, entre outros.
O designer, portanto, torna-se uma peça importante nesse processo. Ele é o grande responsável pela comunicação ao utilizar diferentes elementos a seu favor, como cor, tamanho, estaticidade ou movimento, som, textura, etc. Os princípios do design formam, dessa maneira, um conjunto de ferramentas para atingir esse objetivo: criar uma unidade visual para apresentar as investigações com uma certa clareza.